AS BOAS DO BUENO


 

Paolinha Oliveira, essa tentação da natureza, faz aí um comercial para uma marca de sabonete. Um celebridade feminina que faz jus ao dinheirão que recebe na TV e na publicidade. Aproveita enquanto és jovem!

 

RAPIDÍSSIMAS

 

HOJE

Mais um dia de solzão no Grande Recife. As ruas estão secando, embora algumas ainda retenham poças d’água, ou, pior, esgoto mesmo.

 

E OS BURACOS?

A Prefeitura do Recife está fazendo um mutirão para tapar os buracos, aproveitando esses dias de sol. Dizem que estão sendo tapados cerca de 100 buracos por dia.

 

AS VILAS

Acho que todo o mundo já passou por uma vila, não? É aquele lugarejo que lhe deixa na dúvida: o que será isso? Um povoado? Um distrito? Ou será mesmo uma cidade pequenininha? Pois bem, Pernambuco tem 204 vilas, fora os distritos e as sedes municipais. E o Brasil todo?

 

BRASIL DE VILAS

O país todo tem 10.283 vilas, pequenas povoações que dependem do poder público municipal. É uma população pequena, morando em poucas casas, que se conhece mutuamente. Parece serem todos da mesma família. Itã, por exemplo, é uma vila de Carnaíba.

 

E OS DISTRITOS?

O distrito, que já é maiorzinho, é uma divisão administrativa do município, onde há uma espécie de subprefeitura, ou seja, tem certa autonomia administrativa, obedecendo, claro, aos três poderes do município. Ibitiranga, por exemplo, é um distrito de Carnaíba. O distrito, portanto, tem mais importância político-social do que a vila.

 

NÚMERO DE DISTRITOS

Pernambuco tem 391 distritos. O Brasil tem 10.283 distritos. Mas aí já se conta a sede municipal, que não deixa de ser um distrito.

 

MINAS DE MAIS

Minas Gerais é exagerado em tudo. É o estado que tem mais municípios: 853. Minas tem mais municípios do que toda a Região Norte do País, ou mais do que toda a região Centro-Oeste. E as vilas? São exatamente 780. E só de distritos são 1.633.

 

MUNICÍPIOS

Vamos pela ordem de importância: o Brasil conta hoje com 5.565 municípios; Pernambuco tem 184 mais o distrito estadual de Fernando de Noronha. Um curiosidade: nosso estado tem o mesmo número de municípios do Ceará, que, no entanto, tem uma vez e meia o tamanho de Pernambuco.

 

CURIOSIDADES

Mato Grosso do Sul e o Espírito Santo têm o mesmo número de municípios: 78. Paraíba e Piauí quase empatam: 223 para os paraibanos, 224 para os piauienses. Depois de Minas, os estados que têm mais municípios são: São Paulo (645), Rio Grande do Sul (496) e Paraná (399).

 

MAIOR E MENOR

Pelos novos dados do IBGE, a cidade de São Paulo é a capital mais populosa do País com 11.253.503 habitantes. Palmas tem a menor população entre as capitais: 228.332, menos que Petrolina, menos que Caruaru. Portanto, São Paulo tem quase 50 vezes a população de Palmas.

 

MAIS…

Anote estes números: o Brasil tem 190.755.799 habitantes; Pernambuco tem 8.796.448; e Recife, nossa capital, 1.537.704 habitantes. Esses números serão oficiais até o próximo Censo, daqui a 10 anos. Até lá teremos apenas estimativas, a cada ano.

 

Olhe só Débora Bloch, aos 47 anos, enxuta que só. Ela está em "Cordel Encantado", ótima novela que a Globo exibe no horário das 6.

 

E O ENEM?

O Ministério da Educação confirmou hoje que as provas do ENEM, este ano, serão nos dias 22 e 23 de outubro. Em 2012, haverá dois exames por ano. O primeiro será em 5 e 6 de maio.

 

INSTRUÇÃO E IDADE

Pessoas com baixa instrução são mais propensas a envelhecer mais rápido, revela um estudo realizado com 400 homens e mulheres na Inglaterra. Análises de amostras de DNA sugerem que o envelhecimento celular é mais avançado em adultos sem qualificação, quando comparados com pessoas que têm diploma universitário.  Portanto, leia, leia bastante, estude, aprenda…

 

Essa cantora se chama Adele. Ela é inglesa e superou os Beatles recentemente ao permanecer 14 semanas no topo das paradas na Inglaterra. O melhor: as letras são dela, inspiradas no fim de um namoro. Quem já ouviu diz que ela canta exatamente o que uma pessoa sente quando termina um romance. Mas isso é tão comum... Acho que Adele deve ter outros atributos, além desse. Prometo que vou ouvi-la no Youtube, depois repasso pra vocês.

 

BEIJO GAY

Gisele Tigre beijou na boca a colega Luciana Vendramini ontem na novela “Amor e Revolução” que, por conta dessa apelação, dobrou sua audiência. Os homens adoram ver duas mulheres assim. Mas uma cena como essa tem que ser vista entre quatro paredes, e não numa TV aberta, com crianças vendo uma coisa que, a rigor, contraria as leis da natureza. Sei não. Posso estar errado, mas a banalização do sexo pela TV só deixa a humanidade mais fragilizada. Será que estou sendo purista demais?

 

CARPEGIANNI DEMITIDO

Os ex-craques da Seleção Paulo César Carpegianii e Rivaldo estavam em lados opostos no time do São Paulo, que ontem levou uma rasteira do Avaí, no Ressacada. A torcida pediu a entrada de Rivaldo, mas Carpegianni não atendeu. O entrevero dos dois, que vem lá de trás, atingiu em cheio o treinador, que deverá ser substituído por Cuca.

 

Governo dificulta importação para atingir Argentina

 

COMEÇOU…

O Taleban matou 88 pessoas no Paquistão e confirmou: é só o início da vingança pela morte de Bin Laden. Aonde vamos chegar com isso?

 

Mario Anzuoni/Reuters

Pra quem assiste ao “Two And A Half Men”, saiba que Kutcher deve substituir Sheen no seriado. Eu vi algumas vezes, mas não me interessou muito. Há outros canais mais interessantes, como o History, o Discovery, o Geo National…

 

  

 

REGINA DE VOLTA

A atriz Regina Duarte fez algumas plásticas a laser, para tirar rugas, e voltar à TV menos envelhecida. Afinal, Regina trabalha na televisão desde 1965. Não é brincadeira. Já imaginou quantas vezes ela botou e tirou maquiagem? Nossa atriz maior volta em “O astro”, minissérie da Globo que estreia em julho.

 

Edição do dia

 

Com pouco mais de 1 metro e pesando 88 kg, a indiana Suman Khatun, de 6 anos, pesa cinco vezes mais do que deveria e come, por semana, o suficiente para alimentar seu vilarejo inteiro. A menina, que vive na cidade de Bengal, na Índia, é considerada uma das crianças mais gordas do mundo.

 

CHUVA NO RIO

Mas é o Rio de Janeiro. Quem estiver indo pra lá, vá preparado. A cidade maravilhosa está em alerta.

 

IGNARO E IGNAVO

Tá lá do dicionário, onde as palavras estão presas, doidas pra sair pulando de boca em boca por aí. Ignaro é o sujeito ignorante, que pouco sabe das coisas, que ignora o saber. Ignavo, com “v”, é o sujeito preguiçoso, molenga, sem coragem pra nada. Um covarde.

Pior é saber que há sujeitos por aí ignaros e ignavos, e não estão nem aí para o mundo…

 

  

HOMENAGEM

No dia 13 de maio de 2008 foi inaugurada em Fortaleza, Ceará, a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo. A estátua tem 15 metros de altura e foi feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz.

 

FEIRÃO DA CASA PRÓPRIA

A sétima edição do Feirão da Casa Própria, realizado pela Caixa Econômica Federal, começa nesta sexta-feira (13), nas cidades de São Paulo (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Os visitantes do evento nessas cidades poderão comprar os imóveis no Feirão até o dia 15 de maio.
Entre os dias 20 e 22 deste mês é a vez de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Brasília (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Em Belém (PA), o evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de junho, enquanto Florianópolis (SC) encerra o feirão de 10 a 12 de junho.
 
  
 DANIEL BUENO NA IMPRENSA

Vou cantar no “Forró da Imprensa”, no dia 4 de junho, aqui no Recife. Geraldinho Lins também vai estar lá.

 

E POR HOJE…

É só. Tenham todos um fim de semana bem arretado, repleto de paz, amor e saúde. Quer mais? Corre atrás! Bye, bye.

 

Comments: Leave a Comment

Leave a Reply

 
Get Adobe Flash player